Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Jantar noite das bruxas em Portugal

Para quem está em Lisboa e ainda não sabe aonde comemorar o Halloween 31 de outubro, o blog Lisboa para Brasileiros sugere alguns lugares para você curtir esta noite com fantasmas, bruxas, vampiros, mansões assombradas e tudo o que tem direito nesta data.



Jantar arrepiante de Halloween

Uma noite diferente no Bikini Restaurant onde a noite de Halloween se comemora a rigor com coisas de outro mundo, ao som da melhor música pop/rock dos anos 80’s e claro como não poderia deixar de ser com muita brincadeira e animação.


Menu

Ghostbuster cocktail

- Pão que o diabo amassou, manteiga de ervas mágicas, salada de tentáculo de monstro marinho e uma entrada horripilante - terrina de asas de morcego com fios de teia de aranha.

- Para o prato principal, escolha entre bacalhau com miolos de Frankenstein esfarelados ou lombo de dragão recheado com ameixas e frutos secos.

- Uma tarte de maçã de Adão com gelado de aranhas caramelizadas e raspas de patas de barata adoçam a refeição que culmina com um café dos Elfos e tentação mortal.


Onde: The Bikini Restaurant – Rua Dr. Gama Barros nº26 Alvalade,1700 - Lisboa

Quando: 31 de outubro das 21h às 00hs

Quanto: 20 euros (bebidas não inclusas)

Dress code: Vir mascarado ou de preto


Reserve pelo facebook: http://migre.me/61SUk Ainda dá tempo.


O clássico jantar do outro mundo


Menu:

PETISCO DE ARREPIAR

O Pão que os diabretes amassaram, manteiga aromatizada com ervas mágicas,
azeitonas embruxadas, pasta de asas de morcego, salada de tentáculos de
monstro marinho e shot com lágrimas de feiticeira.


ENTRADA HORRIPILANTE

Ovos de dinossauro mexidos com olhos de carneiro mal morto acompanhados por uma salada viscosa com teias de aranha, temperada com óleo de azeitona e amargos de boca.


PRATO PRINCIPAL PARA DEVORAR
(Venha o Diabo e escolha)
Bacalhau com miolos de Frankenstein esfarelados,
Batatas esmurradas com a vassoura da bruxa e legumes do druida.

Onde: Colares Velho - Rua Fria,1, Sintra, Portugal

Quando: 31 de outubro das 19h30 às 23hs

Quanto: 20 euros

Se tiver coragem de participar deste jantar, faça a sua reserva pelo facebook: http://migre.me/61QCa


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Voos diretos facilitam o turismo em Lisboa

Outro atrativo para os viajantes brasileiros fica por conta da facilidade de oportunidades de voos trazida pelas rotas que partem de grandes cidades do Brasil. A TAP oferece voos diretos para diversas cidades brasileiras, entre elas: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Porto Alegre (desde o último mês de junho).


Várias iniciativas do calendário anual de atividades do Turismo de Lisboa, além de diversas ações de divulgação, como o projeto integrado de comunicação “Lisboa Convida”, também contribuíram para o aumento dos turistas do Brasil no território português, que representam um mercado estratégico para o turismo da capital.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hospedagem em Lisboa com economia

No que diz respeito à hospedagem, Lisboa oferece boas opções para os brasileiros que querem economizar sem abrir mão do bem-estar, seja em estabelecimentos mais simples ou em locais requintados. No quesito custo-benefício destacam-se os Hostels, modernos e confortáveis albergues onde o viajante pode dormir, comer e cozinhar, por um preço acessível, mas com parâmetros de qualidade muito elevados. Os Hostels de Lisboa são considerados os melhores do mundo há vários anos pelas principais entidades relacionadas ao setor.

Já para os que preferem investir em espaços luxuosos sem gastar muito, vale uma dica do site Hotels.com. A página destacou Lisboa em 1º lugar entre as 10 cidades do mundo mais baratas para a hospedagem em estabelecimentos de luxo cinco estrelas, durante o primeiro semestre de 2011, com custo diário de 294 reais.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Lisboa: cada vez mais preferida pelos brasileiros

Proximidade cultural, identificação com o idioma, opções de voos diretos e o baixo custo relacionado à viagem são alguns dos fatores que credenciam a capital portuguesa a obter mais de 60% da preferência dos turistas brasileiros com relação ao resto do país.

A cada dia Lisboa se torna o principal destino turístico escolhido pelos viajantes brasileiros que desejam visitar a terra de nossos colonizadores. Aspectos como a proximidade entre as duas culturas, a semelhança do idioma, as opções de voos diretos partindo de grandes cidades do Brasil e o baixo custo relacionado à hospedagem, alimentação e lazer, estão entre os fatores que fortalecem a oferta turística da cidade aos brasileiros.

De acordo com informações divulgadas recentemente pelo Turismo de Lisboa, durante o primeiro semestre de 2011, houve aumento de mais de 20% dos brasileiros nos hotéis lisboetas em comparação a 2010, o que corresponde a cerca de 280 mil dormidas (pernoites).

Outros dados importantes ressaltam que os viajantes brasileiros representam o 2º maior mercado para a cidade de Lisboa e, também, o 7º mercado emissor de receitas para Portugal, responsável pelo aumento de 22,7% nos hóspedes; 24,5% nas dormidas e 21,7% nas receitas, segundo levantamento realizado no final de junho deste ano. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada nos espaços de check-in dos aeroportos do país, os brasileiros estão entre os turistas mais satisfeitos com o destino, tendo permanecido em território português, em média, durante cerca de 15 noites.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

É hoje o Dia das Crianças! Leve seu filho pra passear em Lisboa

Se os papais e mamães, mesmo com toda a programação que publicamos, não conseguiram organizar o dia dos pequenos, Lisboa também possui uma oferta de comércio atrativa para os pais, devido às diversas opções de compras de roupas, acessórios e brinquedos para as crianças e, também, ao baixo custo dos produtos comercializados.



Os shoppings centers despertam os olhares dos pequenos viajantes pelo grande volume de estabelecimentos. Entre os mais procurados estão o Colombo, um dos maiores da Europa, o Amoreiras, na região central da cidade, o Vasco da Gama, localizado no Parque das Nações, o El Corte Inglês, com lojas de departamentos e grandes armazéns, e o Spacio, com mais de 80 lojas à disposição dos consumidores.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Que tal visitar o Museu das Crianças no Dia das Crianças?

Os museus espalhados pela cidade também agradam os jovens visitantes, a começar pelo “Museu das Crianças”, localizado dentro do zoológico da capital e aberto ao público em geral aos finais de semana e feriados. O lugar apresenta exposições fixas e temporárias, com muita interatividade, despertando o lado criativo das crianças por meio de oficinas e ateliês de cultura, teatro, arte e música (www.museudascriancas.eu).



Outros espaços que aguçam a curiosidade dos pequenos são os museus da “Marioneta”, com ateliês que ensinam a criação de marionetes e a encenação teatral, da “Eletricidade”, que revela aos visitantes conceitos sobre a luz, e do “Brinquedo”, em Sintra, que apresenta mais de 40 mil brinquedos de diversas partes do mundo, reunidos ao longo de 50 anos (www.museudamarioneta.pt); (www.museu-do-brinquedo.pt).

Já o “Museu Nacional dos Coches”, que é o único no mundo e o mais visitado da cidade, ensina as crianças sobre parte da história portuguesa dos séculos anteriores, abrigando veículos de gala e de passeio dos séculos XVII-XIX, arreios de tiro e de cavalaria, fardamentos de gala e de serviços aos coches, núcleo de armaria e de acessórios de cortejo. Os coches, fabricados em Portugal, Itália, França, Áustria e Espanha, abrangem três séculos e vão dos mais simples aos mais sofisticados (www.museudoscoches.pt).

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Parques temáticos para as crianças em ritmo de aventura

Para as crianças que gostam de viver em ritmo de aventura, o “Adventure Park” é a opção ideal. Elas poderão caminhar no meio de uma densa floresta de cerca de quatro hectares e subir a 12 metros de altura, cruzando pontes de corda, túneis suspensos e deslizando por 200 metros sobre a paisagem. O parque apresenta duas opções de percurso, que podem durar cerca de duas horas, a "Pequena Floresta", circuito iniciante composto por 15 atividades e o "Mega Circuito", com 44 atividades (www.adventurepark.pt).



Outro local de destaque é o “KidZania”, um parque temático dirigido às famílias e para jovens de até 15 anos. Nele se encontra uma cidade construída em escala “infantil”, no qual as crianças poderão brincar como se fossem adultos, inclusive, com moeda própria (kidZos) para gastarem nos estabelecimentos comerciais (supermercado, cabeleireiro, locadora de automóvel etc).

Os pequenos poderão escolher entre mais de 60 profissões diferentes, representadas por réplicas de ambientes como: aeroporto, fábricas, teatro, lojas, circuito automóvel, esquadra de polícia, bombeiros, imprensa, estúdio de TV, estádio e muitos outros. As atividades são divertidas e pedagógicas, procurando ensinar às crianças valores e regras de cidadania. O “KidZania” dispõe ainda de salão dos pais, cafeteria, loja de recordações, berçário, enfermaria e serviços de fotografia (www.kidzania.pt).

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O Oceanário é um dos locais mais procurados pelas crianças

No Parque das Nações, local projetado e construído para receber a Expo 98, está um dos locais mais procurados pelas crianças, o “Oceanário”. O espaço abriga um dos maiores aquários do mundo, com 5 mil m³ e sete metros de profundidade, dividido em diferentes ambientes marinhos (Antártico, Atlântico, Índico e Pacífico), que acolhe cerca de oito mil animais e plantas de aproximadamente 500 espécies, entre eles os “temidos” tubarões, além de lontras, raias, pinguins e peixes raros. A oportunidade de alimentar os animais garante a diversão das crianças no local.



Além disso, o Oceanário apresenta programas diferentes voltados para as crianças e para as famílias, como o “Na Casa do Vasco” e o “Aqui há sapo!”. As visitas temáticas (Anfíbios, Interessantes por natureza; Biólogo por uma hora; Um Planeta, Um Oceano; e Mercado do Peixe), transmitem aos participantes conhecimentos sobre o mundo marinho e sensibilizam para a necessidade de participar na sua conservação.

Outras oportunidades são as visitas guiadas, que observam as exposições permanentes, temporárias e os bastidores do Oceanário. Uma das atividades permanentes de maior destaque é a “Dormindo com Tubarões”, que possibilita as crianças passarem a noite no local, conhecendo mais sobre as características dos tubarões e o modo de preservação da espécie (www.oceanario.pt).

Mas para os jovens que alimentam o interesse pelo mundo científico, o destaque fica por conta do “Pavilhão do Conhecimento”, um museu interativo de ciência e tecnologia que visa tornar o estudo da Ciência mais acessível para todos, estimulando a exploração do mundo físico e a experimentação (www.pavconhecimento.pt).

As crianças poderão ainda apreciar a vista abrangente do Parque das Nações e do rio Tejo, por meio do Teleférico, num longo percurso de mais de mil metros (www.portaldasnacoes.pt).

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Lisboa também oferece muito lazer ao ar livre para as crianças

A “terra dos alfacinhas”, título dado à cidade de Lisboa pelos próprios moradores, também oferece muito lazer ao ar livre para as crianças. O “Parque Florestal de Monsanto” é o maior espaço verde da cidade, localizado no coração de Lisboa, com uma área de cerca de 900 hectares. O parque, que possui uma vegetação diversificada, é considerado ideal para os pais levarem os seus filhos para praticarem atividades físicas e gastarem suas energias entre árvores, balanços e escorregadores.



O espaço é repleto de atividades infantis programadas como os “Jogos de Água”, que destaca, de forma lúdica e pedagógica, a importância da água, o “Que giro ao Sol”, que aborda a flora do parque e a importância das plantas, a “Natureza Articulada”, na qual se constrói uma criatura articulada com diversos tipos de materiais encontrados no meio ambiente, o “Volteio”, que ensina sobre a vida dos cavalos, além de possibilitar às crianças uma volta de cinco minutos montados nos animais e, também, o “Aniversários na Floresta”, um jogo de pistas ao ar livre, com acompanhamento de um adulto, em que se privilegia o espírito de equipe dedicado a temáticas ambientais.

São vários os parques urbanos dentro da floresta do Monsanto. Um deles é o “Parque Recreativo do Alto da Serafina”, destinado ao recreio com restaurante e esplanada, largas vistas sobre a cidade, parque aventura, parques infantis e circuito de condução infantil. Outro importante ambiente inserido no local é o “Parque Ecológico de Monsanto”, que conta com várias atividades didáticas e desportivas, especialmente pensadas para as crianças, como desfiles, teatro, oficinas, esportes radicais, exposições de biologia, hidrologia, climatologia e história (www.visitlisboa.com).

Já o “Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian”, outro importante espaço arborizado de Lisboa, aproxima a criançada de diversos aspectos da natureza. O percurso do jardim oferece um lago, um riacho e trilhas por entre os arvoredos, além de um anfiteatro ao ar livre (www.gulbenkian.pt).

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Leve seu filho ao Jardim Zoológico de Lisboa

A preferência pelo contato com os animais indica o centenário Jardim Zoológico localizado no centro da cidade como uma excelente oportunidade de levar o seu filho no Dia das Crianças.



Com 127 anos, o local abriga aproximadamente dois mil animais e cerca de 360 espécies. Entre eles estão os ursos, macacos, cangurus, tigres, leões-marinhos e golfinhos. Os visitantes, em meio às atividades de aprendizado sugeridas pelos administradores, poderão descobrir mais sobre os mistérios do reino animal de uma forma divertida, passeando de teleférico ou trenzinho, e por meio de encontros com tratadores, treinadores e técnicos do zoológico (www.zoo.pt).

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Passeio no “Elétrico 28” no Dia das Crianças

O Dia das Crianças está bem próximo e, para ajudar os pais a não "quebrarem a cabeça" para dar um presente especial para os seus filhos, todos os dias dessa semana, postaremos uma dica de diversão. Hoje, vamos falar sobre História!



Os momentos de lazer começam com um passeio no “Elétrico 28”, o bondinho que trafega pelos bairros tradicionais, entre catedrais e mirantes, desvendando um pouco da história da cidade.

Os grandes monumentos como a Torre de Belém, ponto inicial dos navios da época dos descobrimentos, a extensa muralha do Castelo de São Jorge e a arquitetura peculiar do Mosteiro dos Jerónimos, despertam diferentes sensações nos pequenos aventureiros.

Outra atração histórica e rica em beleza é o Palácio de Queluz, que fica perto da capital e que revive em seus jardins os laços entre Brasil e Portugal, por ter sido o local de nascimento e morte de Dom Pedro I (www.pnqueluz.imc-ip.pt).

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A passarela está pronta para o ModaLisboa 2011

Um dos eventos mais importantes da moda europeia, que completa 20 anos de exposição, levará a Lisboa as novas tendências e coleções Primavera/Verão 2012.



Os ares do mundo da moda já tomam conta da capital portuguesa. Entre os dias 06 e 09 de outubro, a cidade de Lisboa será o centro expositivo das novas criações e conceitos de renomados profissionais da moda mundial.

O ModaLisboa, que há 20 anos é destaque do calendário cultural da cidade, será realizado no Páteo da Galé (Terreiro do Paço) e na Praça do Município (Paços do Concelho), e terá como proposta o tema “Transfusion”, relacionando fusão e transferência; visão e transnacionalidade, apresentando a moda como ideologia, expressão e imagem.

Serão mais de 20 desfiles, divididos entre 04 dias de programação, nos quais estilistas e grifes demonstrarão suas “invenções”, contemplando a arte, a criatividade e a inovação em suas criações.

Para mais informações sobre o ModaLisboa, acesse os sites www.modalisboa.pt e www.visitlisboa.com