Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Você é fã de artes?

Visitar museus faz parte de qualquer roteiro de viagem. Por isso o Lisboa para Brasileiros procurou por algumas exposições e encontrou uma imperdível para quem estiver em terras lusitanas entre os meses de janeiro e março.

Com o título de “Encenações”, a exposição de Manuel Amado leva a influencia de Picasso, Matisse, Chirico e os surrealistas para suas obras. O artista que já expos em diversos países da Europa como Madrid, Paris e Londres, apresenta 40 obras inéditas.

Compostas por séries sobre cidades, jardins, praias e interiores, a exposição tem como destaque as figuras recortadas da série relativa ao teatro. Manuel procurou criar uma atmosfera surrealista em cenas da vida real.

A exposição acontece na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), em Lisboa, do dia 14 de janeiro a 15 de março. A entrada é gratuita. Se você é fã de arte, não deixe de dar uma passadinha.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Os Mistérios de Lisboa no cinema

Com mais de quatro horas de duração, o filme luso-francês “Mistérios de Lisboa” vem ganhando elogios e prêmios por onde passa. No Festival de San Sebastian, na Espanha, ganhou Concha de Prata para melhor realizador e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo ganhou o Prêmio da Crítica.


Mais seu melhor resultado veio dia 10 de Dezembro como melhor filme do ano pelo Prêmio Louis Delluc, escolhido por um grupo de 20 personalidades e críticos de cinema francês, entre eles Gilles Jacob, presidente do Festival de Cinema de Cannes.


O filme, que levou mais de onze mil pessoas ao cinema só no primeiro mês, competiu contra grandes nomes como Carlos, de Olivier Assayas, O Escritor Fantasma, de Roman Polanski, Minha Terra África, de Claire Denis e Of Gods and Men, de Xavier Beauvois.


Baseado em um romance do autor português Camilo Castelo Branco que leva o mesmo nome, “Mistérios de Lisboa” conta a história de paixões arrebatadoras, duelos mortais, identidades misteriosas e negócios tenebrosos, retratando a sociedade portuguesa do fim do século XIX. Protagonizado por atores portugueses e franceses, a ação do filme se passa em Portugal, França, Itália e, inclusive, em nosso país, o Brasil!


Ficou curioso para ver o filme? Então aproveite, em Lisboa o filme ainda está em cartaz no Cinema King até janeiro. Depois só em Faro, Portimão e Sesimbra.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um privilégio para poucos!

Quando ouvimos falar sobre o teatro Bolshoi, símbolo da cultura e tradição russa, não tem como não pensar nos seus maravilhosos espetáculos de ballet, não é? Suas produções são reconhecidas internacionalmente e o repertório da companhia vai desde os clássicos nacionais às grandiosas produções dos mais famosos coreógrafos contemporâneos.


Se você é admirador desta arte e estiver em terras lusitanas nos próximos meses, temos uma boa noticia! Você poderá assistir ao menos um dos quatro espetáculos de ballet do Teatro Bolshoi que vão ser transmitidos ao vivo, de Moscou, para diversos cinemas de Portugal.


A temporada de espetáculos começou dia 19 de Dezembro com o espetáculo “Quebra-Nozes”, ballet clássico de Natal adaptado de um conto do alemão E. T. A. Hoffmann. Com cenários luxuosos e números de dança deslumbrantes, o espetáculo contou com a presença de duas novas estrelas do ballet: Artem Ovcharenko e Nina Kaptsova.


E para não perder a qualidade do espetáculo, mais de 10 câmeras de alta definição foram posicionadas para filmar e transmitir em tempo real, via satélite, o ballet para Portugal e mais 21 países.


Os demais espetáculos são:

  • Giselle, no dia 23 de Janeiro de 2011 (Domingo)
  • D. Quixote, no dia 6 de Março de 2011 (Domingo) - D. Quixote
  • Coppelia, no dia 29 de Maio de 2011 (Domingo) – Coppelia


Os ingressos custam cerca de 8 euros e podem ser adquiridos na bilheterias online e dos cinemas. Assistir a um espetáculo de Bolshoi é um verdadeiro privilégio, não deixe de aproveitar essa oportunidade!

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Convite a uma viagem no tempo

Imagine-se em 31 de Outubro de 1755, em Lisboa. O cenário que verá é típico do tempo medieval. Entre o labirinto de casas e ruelas desordenadas, está o Terreiro do Paço, uma praça ampla com uma fonte no meio: de um dos lados, sobressai o torreão do Paço da Ribeira, onde vivem o rei e a corte. Não muito longe, encontramos a Igreja da Patriarcal, a recém-construída Ópera do Tejo ou a Ribeira das Naus, onde ficam estaleiros de construção naval.


Imaginou? Pois agora, você está no dia seguinte, dia 1 de Novembro de 1755, são mais ou menos nove e meia da manhã e a crosta terrestre no mar, em toda a costa de Portugal. A terra tremeu com tamanha violência que grande parte da cidade ficou reduzida a escombros.


Uma hora e meia depois a capital portuguesa é atingida por um tsunami, gerado pela deformação no fundo do mar quando se deu o sismo, e inunda toda a zona ribeirinha. Por ultimo, acontecem os incêndios que se alastram por toda a cidade e deixam Lisboa sob uma nuvem negra.


As cenas descritas acima parecem ter sido tiradas de um filme, não é? Mas não são. Com a magnitude de 8,5 graus, o terremoto de 1755 é considerado um dos maiores terremotos de que se tem história. Lisboa foi totalmente devastada por ele. A Casa da Ópera ou a Rua Nova dos Ferros deixaram de existir, assim como vários outros pontos. Calcula-se que cerca de 10 mil pessoas tenham morrido das 200 mil que habitavam a capital, na época.


Para quem ficou curioso para saber como era Lisboa antes desta catástrofe, o Lisboa para Brasileiros tem uma ótima dica de passeio!


Desde dia 26 de Novembro, uma reconstituição em 3D da cidade de Lisboa de antes do grande terremoto está em exposição no Museu da Cidade. Em quiosques multimídias, os visitantes podem explorar a cidade de Lisboa desta época. Palácios, igrejas, conventos, hospitais e fortificações, além de praças e ruas, que foram perdidos com o terremoto agora estão ao alcance de todos.


Os visitantes tem a chance de visualizar as reconstituições rodando-as 360 graus. Ou ainda ver vídeos que reconstituem trechos da capital portuguesa como, por exemplo, uma vista panorâmica da cidade, a frente ribeirinha, ou a Rua Nova dos Ferros. É uma verdadeira viagem no tempo!


O projeto que teve início em 2005 e foi resultado de um enorme processo de investigação realizado pela equipe do museu que reuniu todo tipo de documentação – cartográfica, iconográfica e textual – sobre Lisboa em 1755. Por meio dessa pesquisa, descobertas arqueológicas forneceram todo material necessário para criar a cidade pré-terremoto o mais realista possível.


A viagem a essa Lisboa de outros tempos pode ser feita até dia 31 de Dezembro, no Museu da Cidade, aberto todos os dias, exceto segunda-feira. Não deixe de aproveitar!


Mais informações

Onde: Museu da Cidade

De: 3ª,4ª,5ª,6ª,Sábados e Domingos

Endereço: Campo Grande 245, Lisboa

Site: http://www.museudacidade.pt/Lisboa/3D-lisboa1755/Paginas/default.aspx

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Festival Eurobest 2011 será em Lisboa

Lisboa competiu com Londres, Bruxelas e Berlim e ganhou o direito de sediar a 24ª edição do Eurobest, o maior festival europeu de publicidade, comunicação e criatividade! Esta é a primeira vez que a capital portuguesa é escolhida para receber o prêmio, que deverá acontecer em 2011, tradicionalmente no mês de dezembro.


Criado em 1988, o Eurobest tornou-se o principal evento da indústria da propaganda européia. Realizado pelo International Advertising Festival - organização responsável por festivais como Cannes Lions e Dubai International Advertising -, o festival premia 12 áreas diferentes, do cinema à televisão, da imprensa ao outdoor, da rádio ao design.


Junto da premiação, ocorrem discussões a respeito sobre o mercado de comunicação e mesas redondas com personalidades da industria publicitária. Além de reunir o melhor em matéria de publicidade, comunicação e criatividade, o evento contará com a presença de mais de 1500 pessoas influentes no setor criativo europeu.


Uma ótima oportunidade para estudantes e publicitários brasileiros se aventurarem em terras portuguesas e descobrirem o que faz sucesso por lá!