Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Convite a uma viagem no tempo

Imagine-se em 31 de Outubro de 1755, em Lisboa. O cenário que verá é típico do tempo medieval. Entre o labirinto de casas e ruelas desordenadas, está o Terreiro do Paço, uma praça ampla com uma fonte no meio: de um dos lados, sobressai o torreão do Paço da Ribeira, onde vivem o rei e a corte. Não muito longe, encontramos a Igreja da Patriarcal, a recém-construída Ópera do Tejo ou a Ribeira das Naus, onde ficam estaleiros de construção naval.


Imaginou? Pois agora, você está no dia seguinte, dia 1 de Novembro de 1755, são mais ou menos nove e meia da manhã e a crosta terrestre no mar, em toda a costa de Portugal. A terra tremeu com tamanha violência que grande parte da cidade ficou reduzida a escombros.


Uma hora e meia depois a capital portuguesa é atingida por um tsunami, gerado pela deformação no fundo do mar quando se deu o sismo, e inunda toda a zona ribeirinha. Por ultimo, acontecem os incêndios que se alastram por toda a cidade e deixam Lisboa sob uma nuvem negra.


As cenas descritas acima parecem ter sido tiradas de um filme, não é? Mas não são. Com a magnitude de 8,5 graus, o terremoto de 1755 é considerado um dos maiores terremotos de que se tem história. Lisboa foi totalmente devastada por ele. A Casa da Ópera ou a Rua Nova dos Ferros deixaram de existir, assim como vários outros pontos. Calcula-se que cerca de 10 mil pessoas tenham morrido das 200 mil que habitavam a capital, na época.


Para quem ficou curioso para saber como era Lisboa antes desta catástrofe, o Lisboa para Brasileiros tem uma ótima dica de passeio!


Desde dia 26 de Novembro, uma reconstituição em 3D da cidade de Lisboa de antes do grande terremoto está em exposição no Museu da Cidade. Em quiosques multimídias, os visitantes podem explorar a cidade de Lisboa desta época. Palácios, igrejas, conventos, hospitais e fortificações, além de praças e ruas, que foram perdidos com o terremoto agora estão ao alcance de todos.


Os visitantes tem a chance de visualizar as reconstituições rodando-as 360 graus. Ou ainda ver vídeos que reconstituem trechos da capital portuguesa como, por exemplo, uma vista panorâmica da cidade, a frente ribeirinha, ou a Rua Nova dos Ferros. É uma verdadeira viagem no tempo!


O projeto que teve início em 2005 e foi resultado de um enorme processo de investigação realizado pela equipe do museu que reuniu todo tipo de documentação – cartográfica, iconográfica e textual – sobre Lisboa em 1755. Por meio dessa pesquisa, descobertas arqueológicas forneceram todo material necessário para criar a cidade pré-terremoto o mais realista possível.


A viagem a essa Lisboa de outros tempos pode ser feita até dia 31 de Dezembro, no Museu da Cidade, aberto todos os dias, exceto segunda-feira. Não deixe de aproveitar!


Mais informações

Onde: Museu da Cidade

De: 3ª,4ª,5ª,6ª,Sábados e Domingos

Endereço: Campo Grande 245, Lisboa

Site: http://www.museudacidade.pt/Lisboa/3D-lisboa1755/Paginas/default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário