Dá para pensar em Portugal e Lisboa sem lembrar os famosos azulejos em forma de arte?
Não, definitivamente. E se você curte esse tipo de arte, não deixe de visitar o Museu Nacional do Azulejo (MNAz), em Lisboa.
Trata-se de um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciada da cultura portuguesa e pelo edifício ímpar onde está instalado – o antigo Convento Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458 – 1525).
Hoje, o MNAz é uma referência nacional e internacional, seja pela especificidade de suas coleções e dos seus espaços musealizados. Além de exposições propriamente ditas, o museu é uma entidade de apoio e referência à formação acadêmica e profissional, à investigação científica e tecnológica nas áreas da cerâmica de revestimento. Por meio de suas atividades, pode-se conhecer a história do Azulejo em Portugal.
O museu conta com uma exposição permanente, que ocupa vários espaços das antigas alas conventuais do edifício e documenta a história do azulejo em Portugal desde o século XVI à atualidade. A exposição permanente integra ainda a igreja, o coro, a capela de Santo António e a capela da Rainha D. Leonor.
Há ainda a exposição temporária, serviços educativos e eventos. Para saber mais e conferir a programação, acesse o portal do MNAz, aqui.
Curta a Fanpage do Museu no Facebook.
Endereço: Rua da Madre de Deus, 4 Lisboa. Para saber como chegar, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário