Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quando a literatura portuguesa se encontra com a brasileira...



Assim como nós brasileiros admiramos grandes autores portugueses como Camões, Florbela Espanca e José Saramago, Portugal também tem sua admiração por nossos autores. Prova disso foi a escolha de Leite Derramado, de Chico Buarque, como melhor livro do ano pelo Prêmio Portugal Telecom de Literatura, que aconteceu no dia 08 de novembro.

O Prêmio, que se encontra na sua oitava edição, foi criado em 2003, pela empresa lusa Portugal Telecom, para prestigiar a nossa literatura brasileira. Tamanho foi o sucesso da premiação que nos anos seguintes a disputa foi aberta para todos os autores de língua portuguesa. Essa iniciativa mostra o quão próximas são as literaturas das nações de língua portuguesa.
O mais interessante foi que neste ano, um fato curioso tornou a premiação diferente das outras edições: o júri votou em nove obras das dez nomeadas.

O que motivou a retirada de um livro da votação foi a vontade de se fazer uma homenagem especial ao ganhador do Nobel de Literatura de 1998, e ilustre autor português, José Saramago. Afinal, sua vida e obra são responsáveis por engrandecer o nome de Portugal e a língua portuguesa em todas as nações que a utilizam.

Pilar Del Rio, mulher de Saramago, e a escritora brasileira Nélida Piñon, grande amiga do autor, anunciaram a vitória de Chico Buarque. Não restam dúvidas que as literaturas brasileira e portuguesa são grandes companheiras e compartilham de grandes autores, fonte de inspiração para brasileiros e lusitanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário