Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Parque das Nações: a área mais segura de Lisboa também é muito agradável




Era um bairro industrial em zona portuária de Lisboa. Foi totalmente reformulado para abrir a Exposição Mundial de 1998, cujo tema foi cujo tema foi "Os oceanos: um patrimônio para o futuro" e se transformou completamente. Esse blogueiro esteve lá em 1.999 e pode sentir o astral de modernidade que o Parque das Nações proporciona, principalmente em dias ensolarados. Se você está em Lisboa, não deve deixar de visitar. Conheça os motivos...



Esta área tornou-se um verdadeiro centro de atividades culturais e um novo bairro da cidade, com cerca de 15 mil habitantes - estima-se que, em breve, a população chegue a 25 mil. A sua arquitetura contemporânea, os espaços de convívio e todo o projeto de urbanização e requalificação urbana trouxeram nova dinâmica à zona oriental da cidade de Lisboa, junto ao rio Tejo. É possível desfrutar de uma tarde agradável, com passeios pelos mercados, bares e trilhos verdejantes, e visitar o enorme Oceanário de Lisboa (um dos maiores aquários do mundo) e conferir toda a arquitetura e o rio Tejo do alto em uma viagem panorâmica de teleférico.



Destacam-se, como exemplos da arquitetura as abóbadas das plataformas da Gare do Oriente, de Santiago Calatrava, impondo a sua linha arquitetônica; o Pavilhão de Portugal, do arquiteto português Álvaro Siza Vieira, inspirado na ideia de uma folha de papel pousada em dois tijolos, abrindo o espaço à cidade para abrigar os diversos eventos culturais.



O Parque dispõe ainda de um Pavilhão do Conhecimento, um moderno museu de ciência e tecnologia com várias exposições interativas. É bom citar ainda o Pavilhão Atlântico, a emblemática Torre Vasco da Gama, o edifício mais alto da cidade.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A famosa arte em azulejos tem lugar certo: o Museu Nacional do Azulejo


Dá para pensar em Portugal e Lisboa sem lembrar os famosos azulejos em forma de arte?
Não, definitivamente. E se você curte esse tipo de arte, não deixe de visitar o Museu Nacional do Azulejo (MNAz), em Lisboa.

Trata-se de um dos mais importantes museus de Portugal, pela sua coleção singular, dedicada ao azulejo, expressão artística diferenciada da cultura portuguesa e pelo edifício ímpar onde está instalado – o antigo Convento Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458 – 1525).
Hoje, o MNAz é uma referência nacional e internacional, seja pela especificidade de suas coleções e dos seus espaços musealizados. Além de exposições propriamente ditas, o museu é uma entidade de apoio e referência à formação acadêmica e profissional, à investigação científica e tecnológica nas áreas da cerâmica de revestimento. Por meio de suas atividades, pode-se conhecer a história do Azulejo em Portugal.
O museu conta com uma exposição permanente, que ocupa vários espaços das antigas alas conventuais do edifício e documenta a história do azulejo em Portugal desde o século XVI à atualidade. A exposição permanente integra ainda a igreja, o coro, a capela de Santo António e a capela da Rainha D. Leonor.

Há ainda a exposição temporária, serviços educativos e eventos. Para saber mais e conferir a programação, acesse o portal do MNAz, aqui.

Curta a Fanpage do Museu no Facebook.

Endereço: Rua da Madre de Deus, 4 Lisboa. Para saber como chegar, clique aqui.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Castelo de São Jorge, um cartão postal no centro da cidade


Se há um lugar em Lisboa que você não deve deixar de visitar é o “Castelo de São Jorge”. E os motivos são vários. O primeiro tem a ver com a história de Portugal. Não se sabe ao certo quando ele foi construído, provavelmente no século II a.C., o fato é que ele era uma fortificação construída para proteger as tropas durante a Guerra Santa, Idade Média. O castelo sofreu várias invasões, mas resiste até hoje como monumento histórico de Portugal.

O Castelo dos Mouros ocupa uma área de aproximadamente 6000 metros quadrados incluindo diversas torres, vigias, um fosso (agora seco) e duas praças divididas por uma muralha interior. Não deixe de subir as torres, passear pelas plataformas das muralhas e deliciar-se com as espetaculares vistas sobre Lisboa e o Rio Tejo.
Não perca também a Casa Ogival, com os seus cinco arcos ogivais, onde se pode ver a porta do século XVII que fazia ligação entre as prisões ali existentes na época.

O castelo ainda é cercado por lendas. Dizem que foi aqui que a capital portuguesa surgiu. Mas entre tantas histórias, o que importa mesmo é que o “Castelo de São Jorge” é um dos locais mais belos e visitados de Lisboa, um verdadeiro cartão postal bem no centro da cidade.
Além da atratividade do local, por sua arquitetura e vistas das redondezas, o “Castelo de São Jorge” conta hoje com uma programação cultural intensa, além de visitas orientadas.

Para saber mais, acesse o site do Castelo, aqui.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Vistas maravilhosas de Lisboa no Miradouro de São Pedro de Alcântara


Se você está em Lisboa a passeio ou a trabalho, já sabe que há lugares indescritíveis para conhecer, visitar, para entrar no clima dessa cidade europeia que reúne o novo ao velho.

Um dos lugares imperdíveis chama-se Miradouro de São Pedro de Alcântara. Está situado
em um jardim situado na Rua de São Pedro de Alcântara, na freguesia da Encarnação, em
Lisboa, próximo ao Bairro Alto. O jardim possui um pequeno lado e o Miradouro oferece
uma imponente vista sobre o leste da cidade. De lá, é possível avistar a parte da zona
Baixa de Lisboa e da margem sul do rio Tejo.

Quer mais? O panorama estende-se desde as muralhas do Castelo de São Jorge, rodeado pelas árvores e da Sé de Lisboa (séc. XII), nas colinas a sudoeste, até a Igreja da Penha de
França do século XVIII, a noroeste. Também é visível o grande complexo da Igreja da Graça,
enquanto que São Vicente de Fora é reconhecível pelas torres simétricas em volta da fachada branca
.

Este magnífico local proporciona uma perspectiva única da cidade. Calmo durante o dia, em que idosos jogam cartas e passeiam com seus cães, o Miradouro fica completamente diferente à noite, quando o local torna-se um ponto de encontro, um “esquenta” para a famosa e divertida noite do Bairro Alto.

Para chegar até o Miradouro, é possível subir a Calçada da Glória ou então subir pelo
Elevador da Glória, que o deixará bem próximo ao local. No próximo post, saiba mais sobre
o imponente e histórico Castelo de São Jorge. Não perca!