Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Frida Kahlo no Museu da Cidade até 29 de janeiro. Não perca!




Vamos falar sobre o primeiro passeio que você fará por Lisboa em 2012. Você tem até 29 de janeiro para conferir uma exposição maravilhosa no Pavilhão Preto do Museu da Cidade (confira post sobre o museu, aqui). Trata-se de uma seleção de 257 fotografias das 6.500 que compõem o acervo da Casa Azul/Museu Frida Kahlo numa exposição intitulada “Frida Kahlo - As Suas Fotografias”.

Promovida pela Casa da América Latina, esta é a primeira apresentação internacional da exposição apresentada originalmente pelo Museu Frida Kahlo em 2010, que exibe um conjunto significativo de fotografias que serviram à pintora mexicana como recordação, ferramenta de trabalho ou como forma de exorcizar a solidão. Esta mostra, com curadoria de Pablo Ortiz Monastério, reconhecido fotógrafo e historiador da fotografia no México, ilustra a importância deste meio artístico na vida da pintora.

As fotos pertenciam ao acervo pessoal da artista, na sua maioria desconhecidas, e divide-se em seis núcleos: Os Pais Guillermo e Matilde; A Casa Azul; O Corpo Acidentado; Os Amores de Frida; A Fotografia e a Luta Política. Não espere uma cronologia da vida e obra de Frida Kahlo, e sim pedaços da sua história pessoal e da sua intimidade, de um país e de uma época, que permitirão que você descubra novas facetas de uma das personalidades mais complexas e enigmáticas do século XX.

Além disso, você poderá conhecer o olhar de outros fotógrafos de renome que retrataram a musa. São eles: Man Ray, Martin Munkácsi, Fritz Henle, Adward Weston, Brassai, Tina Modotti, Pierre Verger, Lola y Manuel Álvarez, entre outros.

Apesar das vicissitudes da vida, Frida Kahlo disse a que veio - Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón nasceu no dia 6 de Julho de 1907 na Cidade do México. Aos 6 anos contraiu poliomielite. A lesão na perna não a impediu, no entanto, de realizar os seus estudos na Escola Nacional Preparatória.

Aos 18 anos sofre um grave acidente de carro que lhe causa lesões na coluna vertebral. Obrigada a ficar imóvel durante os primeiros meses de recuperação, Frida começa a pintar.

Assim conhece Diego Rivera, com quem se casa em 1929. As infidelidades de Diego levam o casal ao divórcio em 1939. A separação dura apenas um ano e, no final de 1940, voltam a casar-se. Como fiel ativista de esquerda, Frida é membro do Partido Comunista Mexicano. É também professora na Escola Nacional de Pintura e Escultura La Esmeralda, onde forma um grupo de jovens pintores conhecidos como Los Fridos.

A saúde de Frida, sempre frágil, piora e em 1954, no dia 13 de Julho, Frida Kahlo morre na Casa Azul, numa altura em que o Instituto Nacional de Belas Artes lhe preparava uma homenagem nacional através da mostra retrospectiva da sua obra que se encontra distribuída por inúmeras coleções no México, Europa e Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário