Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Exposição destaca a importância do Fado na Arte Portuguesa dos séculos XIX-XXI


Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e do Museu do Fado proporcionará ao público lisboeta e aos turistas, admiradores das artes plásticas e, também, da música, uma oportunidade de refletir sobre a influência do Fado como inspiração aos artistas plásticos portugueses, do século XIX até os dias atuais.

A exposição “Ecos do Fado na Arte Portuguesa” estará à disposição do público, entre os dias 07 de julho e 17 de setembro, na Sala do Risco, no Pátio da Galé, equipamento gerido pelo Turismo de Lisboa, com entrada gratuita. O tema da mostra sugere um olhar atento às artes plásticas nacionais e a história do Fado, destacando a presença deste gênero musical na concepção das obras, como objeto de inesgotável citação e recriação pelas sucessivas gerações de artistas plásticos portugueses.


O Fado é consagrado e reconhecido internacionalmente como a música típica da nação portuguesa, ritmo dotado de uma característica única e marcante, que o credenciou para a candidatura à Lista Representativa de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).


A mostra traz a leitura de diversos artistas lusos de destaque, incluindo obras de Roque Gameiro, Columbano, José Malhoa, Constantino Fernandes, Almada Negreiros, Amadeo Souza Cardoso, Eduardo Viana, Domingos Alvarez, Bernardo Marques, Stuart Carvalhais, João Abel Manta, Carlos Botelho, Cândido da Costa Pinto, Júlio Pomar, Leonel Moura, Graça Morais, António Carmo, Paula Rego, João Vieira, Arman, Adriana Molder, João Pedro Vale, Miguel Palma e Joana Vasconcelos, entre outros.


Ecos do Fado na Arte Portuguesa, Séculos XIX-XXI

Sala do Risco, Pátio da Galé na Praça do Comércio, Lisboa (Portugal)

07 de Julho a 17 de Setembro de 2011

Todos os dias, das 10h às 19h – Entrada Livre


Museu do Fado www.museudofado.pt


Home - Visit Lisboawww.visitlisboa.com


Blogwww.lisboaparabrasileiros.blogspot.com.br


Twitterhttp://twitter.com/lisboaeuvou/


Facebookhttp://www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa/293656046604


Flickrhttp://www.flickr.com/photos/lisboaeufui/

Nenhum comentário:

Postar um comentário