Primeira vez no Lisboa Para Brasileiros?

Fique à vontade para conhecer cada área do nosso blog e descobrir o que faz de Lisboa uma cidade única. Se quiser, participe com sugestões, críticas e comentários, e aproveite também para interagir com o Lisboa Para Brasileiros em nossas redes: Twitter, Facebook, Orkut e Flickr.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Lisboa inaugura exposição em 3D

"Dimensões" é o título da exposição de fotografias em 3D que a cidade de Lisboa oferece aos seus visitantes e moradores, a partir desta quarta-feira, 29 de junho, no Museu do Design e da Moda (MUDE).



Segundo informações, os fotógrafos Mário Príncipe, António Luís de Campos, José Carlos Carvalho, Rodrigo Cabrita e Miguel Barreira utilizaram consoles portáteis de video-games para realizar as imagens. O console possui duas câmaras exteriores, que permitem tirar fotografias observáveis a três dimensões, sem necessidade de óculos especiais.


As fotografias em 3D serão expostas nos video-games e não impressas.


Serviço

Dimensões - Esposição em 3D

Local: Museu do Design e da Moda (MUDE)

Rua Augusta 24, 1100 Lisboa, Portugal

Data: 29 de junho a 10 de julho

Entrada: livre


terça-feira, 28 de junho de 2011

46º Festival de Sintra agitará a “capital do romantismo”

Sintra, considerada a “capital do romantismo”, é palco da 46º edição do Festival de Sintra, um importante evento realizado na região de Lisboa. A vila, reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, na categoria de Paisagem Cultural, em 1995, recebe, entre os dias 24 de junho e 10 de julho, alguns dos principais artistas internacionais e jovens revelações em seus palácios e quintas centenárias.


Locais históricos como os Palácios Nacionais de Sintra e Queluz, as Quintas da Regaleira e da Piedade, a Adega de Colares, e o Centro Cultural Olga Cadaval abrigarão o evento deste ano, que homenageia datas históricas de dois personagens de destaque do Romantismo: o bicentenário do nascimento de Franz Liszt (1811-1886) e o centenário da morte de Gustav Mahler (1860-1911), artistas considerados ícones do romantismo musical do século XIX e pioneiros da música do século XX.


A programação, com duração de duas semanas, tem início com a Série Liszt, um ciclo de sete recitais no Palácio Nacional de Queluz, pelo pianista britânico Leslie Howard, especializado no repertório romântico. Com referência à Gustav Mahler, o público vai ter a oportunidade de ouvir dois programas: a “Canção da Terra”, interpretada pelo Octeto de Leipzig, e a Sinfonia nº 1 “Titã”, apresentada pela Orquestra Sinfônica Portuguesa.


No que diz respeito às jovens revelações, o festival deste ano conta com a participação de dois pianistas laureados na edição de 2010 do Concurso Internacional Vianna da Motta, Lilian Akopova (1º prêmio) e Manuel Araújo (prêmio do melhor pianista português). O público presente poderá assistir, também, a conferências, sessões de cinema, peças de teatro, concertos para bebês, entre outras atrações.



quinta-feira, 16 de junho de 2011

Delicie-se no Marvila dos Sabores 2011

Entre os dias 17 e 19 de junho, acontece o “Marvila dos Sabores 2011”, em Marvila, uma freguesia portuguesa situada na parte oriental de Lisboa, tendo ao sul o Rio Tejo. Essa é mais uma oportunidade para os brasileiros se deliciarem, literalmente, na cidade lusitana, que tem o objetivo de divulgar os diferentes sabores portugueses.



O evento gastronômico é, ainda, enriquecido por uma diversificada atividade cultural que vai desde a atuação das famosas marchas, ranchos folclóricos, tunas acadêmicas, bandas filarmônicas, corais, danças regionais e concertos de música rock e popular que garantem a alegria durante os três dias de festa.


Veja a programação do Marvila dos Sabores 2011, clicando aqui.



quinta-feira, 9 de junho de 2011

Festas de Lisboa 2011 agintam o mês de junho


Durante os trinta dias do mês de junho, acontece na cidade lusitana o evento Festas de Lisboa 2011. Espetáculos, arraiais populares, marchas, desfiles, concertos, exposições, oficina, workshops, festivais, mostras de cinema, teatro e fado preenchem a cidade de Lisboa, numa programação arquitetada para moradores e visitantes, com muita cor e alegria.

A semelhança entre Brasil e Portugal é evidente nas Festas de Lisboa. A decoração, os trajes típicos e as músicas dos arraiais populares, por exemplo, sugerem uma festa junina brasileira. Mas, como manda a tradição de Lisboa, os eventos contam com muito som, sardinha assada acompanhada de pão, caldo verde, cerveja e vinho tinto.

Confira a programação acessando o site do evento.